Fotos: Bruno Fachin 


O câncer de boca é hoje um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo, aparecendo entre os dez tipos de tumores malignos  que acometem a população e pior, com a maior taxa de mortalidade dentre os canceres da região da cabeça e pescoço. Estudos indicam que o câncer de boca tem muitas causas, é multifatorial, determinado por fatores genéticos e pelo modo de vida das pessoas. O uso do cigarro, o consumo de  bebidas alcoólicas, exposição a radiação solar e a produtos químicos carcinogênicos, aumentam o risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Assim sendo, o grupo de risco para o câncer de boca é composto, principalmente, por indivíduos com quarenta anos ou mais, usuários do tabaco em suas mais variadas formas e bebidas alcoólicas. A alta taxa de mortalidade do câncer de boca se deve ao fato de que a maioria dos casos chegam ao tratamento especializado em estágios avançados quando as chances de cura são pequenas, os tratamentos demorados e muitas vezes mutiladores. 


Por isso é tão importante que a população tenha conhecimento sobre os fatores de risco para câncer bucal e participe de campanhas de prevenção onde a doença pode ser descoberta precocemente, porque quanto mais cedo se inicia um tratamento maiores serão as chances de cura. O exame é simples, rápido, sem dor ou desconforto.


Foi pensando nos benefícios da prevenção, que a Fundação Pio XII  de Barretos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde,  trouxe ao município de Cajobi no dia 14 de outubro passado, uma Unidade Móvel de Prevenção de Câncer Bucal, que tem capacidade de realizar até cem exames num único dia. 


Nesta data, com grande participação popular, os exames bucais foram feitos e, segundo o plano de ação, esses exames serão feitos anualmente. Também faz parte deste programa a capacitação dos Dentistas, Médicos da atenção básica, Enfermeiros e Agentes comunitários de saúde. Esse evento será realizado no dia 23 de outubro das 8:00 as 12:00.


Fonte: Aparecida de Lourdes Borducchi  
Coordenadora da Saúde Bucal e Coordenadora da Vigilância Sanitária 



Mais Notícias

Exposição coletiva “Diversificando a Arte” tem visitação gratuita na Câmara

Ler a notícia

850ª Sessão Ordinária realizada no dia 01 de março

Ler a notícia