O que é Cultura?
“Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homes não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.”

Nesta linha de pensamento o Presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Renato Martins da Silva (Torresmo), na sessão ordinária do dia 18 de junho de 2.014, apresentou de sua autoria, o Projeto de Lei Nº. 001/2014. Projeto que vai incluir no calendário oficial do município o evento denominado “SEMANA CULTURAL”, a ser comemorado anualmente, no terceiro final de semana do mês de dezembro.

A Semana Cultural, evento cultural e inclusivo, levara atrações de qualidade aos munícipes de todas as classes sociais que por muitas vezes não tem contato com diversos tipos de manifestos culturais, por falta de renda, informação ou por estes eventos serem realizados em outros municípios. O principal objetivo da Semana Cultural é de suplementar ainda mais conhecimento da população. Os eventos culturais deverão ser gratuitos e dos mais variados tipos, como espetáculos musicais, balé, exposições de artesanatos, gastronomia, exposições artísticas e literárias, entre outros a serem decididos pelos Organizadores do Evento.

Com a inclusão da Semana Cultural no calendário de festividades do município, ficará mais fácil o planejamento e a organização dos eventos, assim proporcionando mais entretenimento de qualidade a população cajobiense e monteverdense. Conclui o Vereador Torresmo. O projeto teve votação unanimidade na Câmara Municipal, e para esse ano de 2.014, já podemos contar com a 1ª Semana Cultural de Cajobi.

Parabéns ao Vereador Renato Martins da Silva (Torresmo), e aos demais membros do Poder Legislativo, por mais essa iniciativa de levar a Educação e Cultura de qualidade a população municipal.