9:07 Quinta-Feira,
19 de Outubro de 2017
  Vídeos  
 
 
  Vereadores atuais
  Mesa diretora
  Comissões permanentes
  Ordem do dia
  Leis do município
  Licitações
  Notícias
  Vídeos
  Contas públicas
  IndiCações
  Requerimentos
  Atas das sessões
  Funcionamento da Casa
  Regimento interno
  Ex-presidentes
  Notícias da casa
 
 
 
  Lei orgânica
  Conheça cajobi
  Fotos da cidade
  Dados do município
  Localização
  História
  Ex-prefeitos
  Símbolo & brasão
  Hino à cajobi
  Telefones Úteis
 
 
 
  BANDEIRA E BRASÃO - CAJOBI
 
Simbolo e Brasão - Portal da Câmara Municipal de Cajobi-SP
Versão para Impressão - Clique Aqui Voltar para a Página Anterior Entre em contato conosco Ir para a Home Page

O Brasão de Armas da cidade e Município de Cajobi assim se descreve:- Escudo redondo, de ouro, com um monte de sinople movente da ponta; chefe de blau,carregado de uma Flor de Liz acompanhada de duas Cruzes Latinas, tudo do primeiro. O escudo é encimado por coroa mural de prata com oito torres, suas portas abertas de sable e traz como suportes, à destra um ramo de laranjeira e a sinistra um ramo de cafeeiro, ambos folhados e frutados ao natural; listel de ouro, trazendo o topônimo "Cajobi" ladeado dos milésimos "1901 e 1926", de sinople.

         
                  Brasão de Cajobi

Lei n° 517, de 02 de agosto de 1973 - que institui o brasão do município

Dispõe sobre a instituição do brasão de armas da cidade e município de Cajobi, e das outras providências.

- Antonio Fernandes, prefeito do município de Cajobi, estado de são Paulo, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei:-

- Faz saber, que a Câmara Municipal decretou e ele promulga a seguinte lei:-

- Artigo 1° - É instituído o Brasão de Armas da cidade e município de Cajobi.

- Artigo 2° - O Brasão de Armas da cidade e Município de Cajobi, idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e mérito, assim se descreve:- Escudo redondo, de ouro, com um monte de sinople movente da ponta; chefe de blau,carregado de uma Flor de Liz acompanhada de duas Cruzes Latinas, tudo do primeiro. O escudo é encimado por coroa mural de prata com oito torres, suas portas abertas de sable e traz como suportes, à destra um ramo de laranjeira e a sinistra um ramo de cafeeiro, ambos folhados e frutados ao natural; listel de ouro, trazendo o topônimo "Cajobi" ladeado dos milésimos "1901 e 1926", de sinople.

- Artigo 3° - O Brasão de Armas  ora instituído tem a seguinte interpretação:-

- l - O escudo redondo, ou ibérico,era usado em Portugal a época do descobrimento do Brasil e sua adoção constitui homenagem do Município de Cajobi aos primeiros colonizadores e desbravadores  da nossa pátria.

- II - O metal ouro tem a heráldica o significado de riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando, indicando os predicados do povo de Cajobi, que com força de vontade e investido de nobilíssima fé no todo poderoso, buscam o município a prosperidade e a glória.

- III - O monte de sinople verde, é a peça parlante, pois evoca o nome do município,primitivamente "MONTE VERDE" ainda conservado, porem vertido para o idioma Tupi, em heráldica, outrossim, os montes simbolizam grandeza, sabedoria, nobreza e firmeza.

- IV - A cor sinople (verde) tem o significado de esperança, cortesia, civilidade, liberdade,alegria, amizade e abundância, lembrando a fertilidade  das terras generosas de Cajobi e a esperança de seu povo em dias sempre melhores, o espírito alegre, amigo e cortes dos munícipes.

- V - O chefe (parte superior do escudo) é peça honrosa de primeira ordem; a cor do baú (azul) é representativa da justiça, formosura, doçura, nobreza, recreação, vigilância, serenidade, constância, firmeza, incorruptível, dignidade, zelo e lealdade.

- VI - A Flor de Liz é o símbolo de Nossa Senhora, lembrando a santíssima padroeira de Cajobi e a proteção por ela dispensada aos fervorosos devotos. As duas cruzes, além de patentear a profunda fé Cristã do povo de Cajobi, evoca os dois atos históricos que presidiram a fundação do povoado no dia 13 de maio de 1901: O primeiro terço rezado pelos fundadores e a ereção do cruzeiro, no local de onde hoje se encontra Nossa progressista cidade.

- VII - A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco estão aparentes,constitui a reservada as cidades; as portas abertas de sable (preto) evidenciam o caráter hospitaleiro do povo de Cajobi.

- VIII - O ramo de laranjeira à destra e o cafeeiro à sinistra, ambos produzindo,atestam a fertilidade das terras de Cajobi e a riqueza agrícola de que são os principais produtos.

- IX - No listal, o topônimo "Cajobi" identifica o município e os milésimos "1901" e "1926", representam, respectivamente, o ano da fundação do povoado e o da sua emancipação política.

- Artigo 4° - O Brasão de Armas de Cajobi é de uso obrigatório nos documentos e demais papéis oficiais os poderes executivos e legislativo do município, sendo sua utilização em propaganda comercial ou política.

- Artigo 5°  - Mediante expressa autorização e a exclusivo critério municipal, poderá o Brasão de Armas de Cajobi ser reproduzido em distintivo, selos, flâmulas, bandeirolas, objetos artísticos ou de uso pessoal, em campanhas cívicas, assistenciais, culturais ou de divulgação turística.

1° - As reproduções deverão obedecer as proporções e cores originais, ficando para tal, arquivado na prefeitura municipal um exemplar de seu Brasão de Armas destinado a servir de modelo.

2° - Para a reprodução monocromática do Brasão de Armas ora instituído, é obrigatória a representação de seus metais e cores de acordo com a convenção heráldica internacionalmente aceita.

- Artigo 6° - Dentro de 120 dias, o poder executivo baixará decreto regulamentando a presente lei e dispondo sobre o uso do Brasão de Armas de Cajobi.

- Artigo 7° - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposição em contrário.

Prefeitura Municipal de Cajobi, 02 de agosto de 1973

Antonio Fernandes
Prefeito

Registrada e publicada na secretaria da prefeitura Municipal de Cajobi, na data supra.

OTTO UTWARI
Secretário

 


Versão para Impressão - Clique Aqui Voltar para a Página Anterior Entre em contato conosco Ir para a Home Page
 
 
 
 
  Balinha
 
 
 
  Fabio Domingues de Oliveira
 
 
 
  Torresmo
 
 
 
  Gilberto Domingues Junior
 
 
 
  Carlos Roberto Franco
 
 
 
  Wilson Miatelo Diniz
 
 
 
  Nelson da Fonseca
 
 
 
  Luis Sergio Gusmão
 
 
 
  Maria Helena Moço Rosa
 
 

 
 
 
 
 
ENDEREÇO:
Rua Antônio Fernandes, 749 - Cx. Postal 41
Cajobi-SP - Cep: 15.410-000 - Fone/Fax: (17) 3563-1309
E-mail: camara@camaracajobi.sp.gov.br
  FONE: (17) 3563-1309
FAX: (17) 3563-1309